Microsoft corrigiu 90 novas vulnerabilidades na sua atualização de segurança mensal (Patch Tuesday) de agosto. Das quais, nove foram consideradas zero-day – ou seja, conhecidas apenas pelo desenvolvedor antes da correção – e seis já estavam sendo exploradas por atacantes em ataques reais.
Dos zero-days explorados, cinco tinham severidade alta e o outro era considerado de severidade média. Além disso, a Microsoft também corrigiu 11 bugs críticos, nove dos quais tiveram suas pontuações CVSS (Common Vulnerabilities Scoring System) divulgadas.
Aqui está um resumo do Trend Micro’s Zero Day Initiative sobre as cinco vulnerabilidades de alta severidade que já estavam sendo exploradas em ataques e foram corrigidas pela Microsoft nesta atualização:
No Patch Tuesday desta semana, a Adobe lançou atualizações de segurança para corrigir 71 vulnerabilidades em seus produtos. O Trend Micro’s Zero Day Initiative (ZDI) destaca que as maiores correções foram para o Adobe Commerce, incluindo várias soluções para bugs críticos de execução de código.
O ZDI também menciona que a atualização para InDesign corrige muitos bugs de execução de código, mas destaca com mais ênfase a correção para Acrobat e Reader. O motivo? PDFs maliciosamente criados são frequentemente usados por grupos de ransomware.