O que é Gestão da Tecnologia da Informação

O que é Gestão da Tecnologia da Informação

O que é Gestão?

Gestão é uma área das ciências humanas que se dedica à administração de empresas e de outras instituições visando fazer com que alcancem os seus objetivos de forma efetiva, eficaz e eficiente.

O conceito de gestão possui ligação direta com a administração dos recursos disponíveis na organização. Esses recursos podem ser tanto materiais e financeiros como humanos, tecnológicos ou de informação.

A função de um gestor é tirar o melhor proveito das estruturas, das tecnologias, do capital e das pessoas para alcançar as metas da organização no curto, no médio e no longo prazo. Para isso, o conceito de gestão está baseado em quatro pilares: planejamento, organização, liderança e controle.

A definição das metas a serem atingidas, o planejamento dos passos necessários para alcançá-las e o diagnóstico e a resolução dos problemas que surgirem no percurso são algumas das tarefas da gestão. Outra preocupação da gestão é aperfeiçoar os processos adotados pela corporação, valendo-se, para isso, de um esforço permanente de aprendizado e de busca por inovação.

A estrutura administrativa de uma organização é formada por seus sistemas financeiro, comercial, logístico, social e tecnológico, dentre outros. A gestão se vale, portanto, não apenas dos conhecimentos de técnicas de administração propriamente ditas, mas também de contributos de outras disciplinas, como a economia, o direito, a contabilidade e a psicologia.

O que é Tecnologia da Informação?

Tecnologia da informação (conhecida também pela sigla TI), é uma área que utiliza a computação como um meio para produzir, transmitir, armazenar, aceder e usar diversas informações.

Como a tecnologia da informação pode abranger e ser usada em vários contextos, a sua definição pode ser bastante complexa e ampla. A tecnologia é usada para fazer o tratamento da informação, auxiliando o utilizador a alcançar um determinado objetivo.

As TI’s têm evoluído muito com o rápido desenvolvimento da tecnologia, e com este desenvolvimento surgem cada vez mais soluções disponibilizadas pela informática. A tendência é que a tecnologia da informação seja cada vez mais importante na nossa sociedade, onde a informatização de vários conteúdos se transformou em uma norma.

A Tecnologia da Informação pode ser dividida de acordo com as seguintes áreas:

Hardware e seus componentes;
Software e seus meios;
Sistemas de telecomunicações;
Gestão de informações e de dados.

Vivemos na Era da Informação, e a potencialidade das novas tecnologias é inegável. No entanto, esse potencial pode ser usado de forma positiva ou negativa, o que levanta questões a respeito das vantagens e desvantagens das novas tecnologias.

O que é Gestão da Tecnologia da Informação

Gestão da Tecnologia da Informação ou simplesmente Gestão de TI é o conjunto de atividades, projetos e metodologias criadas com recursos de computação ou não com a finalidade de alinhar a TI ou Tecnologia da Informação às estratégias do negócio.

Por exemplo, uma empresa implanta uma área de suporte técnico ou Help Desk para auxiliar as demais áreas a melhor utilizar as ferramentas de informática e computacionais investidas ao longo do tempo, porém não mede o tempo para atendimento dos chamados dos usuários ou não mantém um histórico dos problemas atendidos. Com o tempo o valor do investimento nessa nova área torna-se um transtorno, pois sem a devida organização, metodologia e acompanhamento a iniciativa correta torna-se um peso para os usuários que tem seu dia a dia dificultado ao invés de resolver seus problemas.

Frameworks usados para a Gestão da TI

Os frameworks listados abaixo, são os mais usados atualmente para efetuarmos a gestão de nossos clientes. Nós da DataSenior, recomendamos o uso destes frameworks para sua empresa, e estamos dispostos a ajudá-lo a melhorar o seu ambiente de negócio através da Gestão da Tecnologia da Informação.

ITIL (Information Technology Infrastructure Library)

Um bom exemplo de melhoria na gestão para auxiliar na resolução de problemas como o descrito acima seria a adoção do ITIL (Information Technology Infrastructure Library), um conjunto de boas práticas a serem aplicadas na infraestrutura, operação e manutenção de serviços de tecnologia da informação (TI), o qual busca promover a gestão com foco no cliente e na qualidade dos serviços de tecnologia da informação (TI).

COBIT (Control Objectives for Information and Related Technology)

Outro exemplo de metodologia é o COBIT® (Control Objectives for Information and related Technology), o qual é um guia de boas práticas apresentado como framework, dirigido para a gestão de tecnologia de informação (TI). O CobiT não depende de plataformas de TI adotadas nas empresas, tal como independe do tipo de negócio e do valor e participação que a tecnologia da informação tem na cadeia produtiva da empresa, podendo ser implementado em qualquer setor.

PMBOK (Project Management Body of Knowledge)

Além dos exemplos citado acima podemos também citar metodologias para gerenciamento de projetos como o Project Management Body of Knowledge, também conhecido como PMBOK, o qual é um conjunto de práticas em gerência de projetos publicado pelo Project Management Institute (PMI) e constitui a base do conhecimento em gerência de projetos do PMI. Estas práticas são compiladas na forma de um guia, chamado de Guia do Conjunto de Conhecimentos em Gerenciamento de Projetos, ou Guia PMBOK, e utilizado pelas maiores empresas em todo o mundo.