Perdi meus arquivos e não tenho uma solução de backup. O que acontecerá?

Perdi meus arquivos e não tenho uma solução de backup. O que acontecerá?

Estatísticas de mercado apontam que uma empresa tem altas probabilidades de deixar de existir em um período de dois anos, caso tenha um problema com seus sistemas computacionais e não tenha uma solução de backup e recuperação pró-ativa.

Conhecemos diversos casos de empresas  que sofreram perda de dados, nos ligando dizendo: “Perdi meus arquivos”. Houveram casos em que a DataSenior foi chamada para fazer a recuperação dos dados perdidos e obteve êxito. Em outros, não era possível fazer qualquer tentativa de recuperação, pois o único disco que continha as informações fora roubado. Há inúmeros casos de empresas que fecham as portas após uma perda drástica de seus dados.

E falando em perda de dados, confira abaixo os líderes nas estatísticas*:

  • 44% dos dados são perdidos por defeitos em hardware ou sistemas;
  • 32% é causado por erro humano;
  • 14% por software corrompido;
  • 7% por vírus de computador;
  • 3% por desastres naturais.

Existem ainda mais estatísticas* que devem abrir os olhos das empresas:

  • 140.000 HDs quebram nos EUA toda semana;
  • 2.000 laptops são roubados ou perdidos todo dia;
  • 1 em cada 5 computadores sofre uma quebra fatal no HD durante sua vida útil;
  • 100% dos computadores são passíveis a falhas.

O hardware é um equipamento que sofre degradação ao longo do tempo e que está passível de falha. A grande probabilidade de um hardware crítico um dia falhar, e consequentemente perder os dados, não pode ser negligenciada, mesmo no caso de uma micro empresa. Igualmente grave é não proteger discos que são constantemente manipulados por pessoas, deixando-os vulneráveis para que uma pessoa, mal intencionada ou não, o formate ou cometa algum erro crítico.

Formas manuais e amadoras de fazer backup também não resolvem o problema. Métodos como o backup em fita estão caindo cada vez mais em desuso por conta de sua alta taxa de falhas, lentidão nas leituras e escritas, altos custos de operação e armazenamento e, principalmente, por essas fitas estarem sujeitas a roubo ou perda.
Ter uma solução de backup é um plano que deve estar além da TI e ser uma preocupação de nível global dentro das organizações, afinal não são apenas dados de tecnologia que são perdidos. Hoje, existem soluções de backup de vários portes, para atender diferentes necessidades e complexidades.

Perdi meus arquivos, o que fazer?

Nós não indicamos soluções generalistas de backup e que normalmente realizam apenas a sincronização de arquivos em outra localidade. Nós trabalhamos com solução de backup, que envolve todo um entendimento e diagnóstico da rede para posterior implantação da ferramenta adequada, configurada para desempenhar a rotina mais pertinente às necessidades de negócios, e depois ainda monitoramos e mantemos a solução em pleno funcionamento. Isso garante, não apenas que os arquivos estão copiados em outro local, mas que sistemas operacionais, bancos de dados e informações críticas estão seguras e podem ser restabelecidas como elas eram minutos antes da perda de dados.
*Fonte das estatísticas: LaCie/2012