Como fazer backup de banco de dados da maneira correta

Como fazer backup de banco de dados da maneira correta

Para empresas que utilizam plataformas de banco de dados, tais como SQL Server, Oracle, MySQL, SyBase e Firebird para rodar aplicações como sistemas ERP, CRM, entre outros, existem alguns requisitos na hora de fazer o backup de banco de dados.

Primeiro, é preciso entender que apenas o dump – conhecido como alternativa para backup de banco de dados – não é suficiente. O dump do banco de dados possibilita um backup mais superficial, ou seja, copiando os dados e as tabelas para outro local, mas não atuando como uma solução de backup de banco de dados completa e profissional.

Para obter uma solução corporativa para backup de banco de dados que garantirá a segurança e o restore que sua empresa precisa no caso de um desastre ou imprevisto, é preciso pensar alguns aspectos que vão além apenas da cópia dos dados. Vamos elencar abaixo alguns deles:

Emissão de relatórios

Como saber se os backups estão de fato ocorrendo se sua empresa não tem como ser alertada sobre isso? Já vimos casos de empresas que estavam há semanas sem realizar um backup do banco e quando perceberam já era tarde demais. Inserir um processo manual de verificação diária do backup também não é a alternativa mais profissional, afinal serão horas mensais dedicadas a uma tarefa que não agrega nenhum valor ao negócio. A melhor alternativa neste caso é uma solução que emite relatórios diários aos responsáveis pelo backup.

Conexão direta ao banco de dados

Realizar backup apenas dos arquivos, pois o agente de backup utilizado não tem capacidade de interpretar os bancos de dados, pode ser um grande risco para a empresa. Uma solução de backup de banco de dados de nível corporativo conecta-se direto ao banco de dados, tendo capacidade de interpretação para agir onde o backup do banco de dados corrompeu.

Fácil de configurar

Se a sua empresa precisar de um especialista para configurar rotinas de backup cada vez que o banco de dados é alterado, ou é necessário criar novos bancos, o desperdício de tempo e dinheiro será tremendo. Neste caso, é preciso avaliar as soluções que oferecem maior automação e facilidade de configuração – não que qualquer pessoa vá configurar de qualquer maneira, mas a tarefa não pode despender horas e horas de trabalho cada vez que precisa ser executada.

Criptografia dos dados

Quando falamos de banco de dados a nível corporativo, estamos falando sobre informações chave da empresa que trafegam através do backup. Criptografia é uma excelente maneira de proporcionar a segurança necessária às informações, garantindo que elas não serão interpretadas, mesmo no caso de serem interceptadas. Uma solução para backup de banco de dados deve criptografar os dados que estão sendo armazenados, e o ambiente onde isso ocorre deve ser seguro. Certifique-se de que sua solução de backup oferece esses requisitos.

Plano de restore

Por fim, é imprescindível que seu plano de segurança e backup de banco de dados considere o plano de restore. Realize testes no seu ambiente e registre maneiras de agir no caso de um desastre ou imprevisto. A mesma facilidade de configurar e realizar as rotinas de backup deve existir na hora de reestabelecer banco de dados corrompidos, perdidos ou formatados. Para o plano de restore, a solução de backup atua como uma ferramenta, e não como o único agente, por isso é importante que a empresa tenha esse procedimento, seja através de equipe própria ou de um fornecedor especializado.

Todos os requisitos acima citados, entre vários outros, estão contidos na solução de Backup DataSenior, que pode atuar como agende de backup de banco de dados, além de fazer backup de outras aplicações, como e-mails, arquivos, entre outros. A solução de Backup DataSenior armazena os dados em ambiente seguro, realiza rotinas seguras e automatiza grande parte dos processos, minimizando criticamente os riscos.